Que São As Proteínas?

O que exatamente são as proteínas?
As proteínas são moléculas orgânicas de grande tamanho formadas por longas cadeias de compostos químicos denominados aminoácidos.

Os aminoácidos podem ser combinados em qualquer ordem, e repetir de qualquer forma. Se tivermos em conta que uma proteína média é formada por entre 100 e 200 aminoácidos, o número de possíveis combinações resultante é enorme.

Por outro lado, as proteínas humanas são formadas por 20 aminoácidos, dos quais 8 são essenciais. O nosso corpo não pode fazer por si mesmo estes últimos, pelo que é necessário obtê-las diariamente através dos alimentos ou suplementos como quitoplan.

Como funcionam?

Cada espécie animal e vegetal é formada por seu próprio tipo de proteínas, incompatíveis com as de outras espécies.
Isso resulta em uma incapacidade para o nosso organism para assimilar diretamente as proteínas que obtém dos alimentos.

Para poder absorvê-los e utilizá-las, é necessário que, durante a digestão, e da mão de diversos enzimas e sucos gástricos, decompor previamente em seus componentes mais simples, os aminoácidos.

Uma vez feito isso, esses elementos básicos passam para o sangue e são distribuídos para os tecidos. É aí onde se combinam com outros aminoácidos provenientes das proteínas que se têm vindo a degradar e formam outras novas, de um tipo ou de outro de acordo com as necessidades do momento.

Para que servem?

Sem elas, nossa musculatura não existiria. No entanto, esta é apenas uma das muitas e importantes tarefas que exercem.

Se tivermos em conta que o termo proteína deriva do grego proteios, que significa pai, o mais antigo, o primeiro, podemos fazer uma ideia da grande relevância que têm para o nosso organismo.

Pode-Se dizer que servem para quase tudo, pois estão presentes na maioria das funções vitais do corpo: são necessárias para a formação e reparação dos tecidos.

Além dos músculos, proporcionam os materiais que constituem os ossos, glândulas, órgãos internos, assim como também a pele, o cabelo e as unhas.

A contração muscular, a proteção imunológica e a transmissão dos impulsos nervosos dependem delas. Retardam o envelhecimento do corpo e também podem agir como fonte de energia quando os carboidratos e as gorduras são escassas.

Onde encontramos proteínas?

Por ser um elemento constitutivo de toda célula viva, encontram-se em todos os tecidos e em quase todos os alimentos.

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O são todas iguais?

Não, há de maior e de menor qualidade. Depende de que a proteína não contenha os aminoácidos essenciais e em que proporção.

Basta que falte um só aminoácido para que a qualidade desça na picado, uma vez que, para que seu organismo possa formar suas proteínas é preciso que disponha de todos e de cada um dos componentes essenciais.

Além disso, o aumento de um aminoácido não compensa a ausência de outro. Por este motivo e, salvo alguma exceção, como a da soja, as proteínas animais são consideradas de melhor qualidade do que as de origem vegetal.

Além da qualidade da proteína, há que ter em conta se esta pode ser aproveitada por seu corpo. Nem todas as proteínas que obtemos através dos alimentos são digeridos da mesma forma.

Por exemplo, a soja, apesar de ter menor valor biológico que os outros alimentos de origem animal, tem um aporte protéico líquido maior, pois o nosso sistema digestivo assimila melhor as suas proteínas.

Animais vegetais?

Em princípio, e com excepção da soja, o fato de que as proteínas animais são de uma qualidade maior do que as de origem vegetal como a maca peruana pode fazer-nos decantação por elas.

Crasso erro. Lembre-se que as primeiras costumam ser acompanhadas de gordura, na sua maior parte saturada, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Frente a elas, os vegetais contêm menos substâncias tóxicas, sobrecarregam menos o fígado e os rins, que são fáceis de digerir, e o seu teor de gorduras saturadas e de colesterol é insuficiente nulo.

Quantas precisamos?

A quantidade de proteína que você precisa de cada um é determinada por vários fatores, como a idade, a saúde de nosso intestino e os rins, etc., elementos que, em suma, variam o grau de assimilação.

Segundo a OMS, um homem adulto necessita diariamente cerca de 0,8 gramas por quilo de peso corporal. Este número é muito inferior ao que se barajaban há alguns anos; de facto, nas duas últimas décadas, as quantidades de proteínas recomendadas foram reduzidas à metade.

Os atletas que se submetem a um rígido programa de treinamento precisam de uma maior quantidade de proteínas do que aqueles que levam uma vida sedentária.
No entanto, a diferença entre as necessidades proteicas de ambos não é tão grande como se costuma acreditar.

De acordo com diferentes estudos, a quantidade recomendada para os que praticam esportes de resistência aeróbica situa-se entre 1,2 e 1,4 gramas por quilo e dia, e aumenta ligeiramente para aqueles que têm um gasto energético extremo, como os maratonianos.

Estas quantidades são cobertas com uma dieta equilibrada, sem ter que recorrer a suplementos alimentares. Em geral, um atleta precisa de um maior número de calorias, por isso come mais quantidade. Esse aumento é mais do que suficiente para fornecer as necessidades extra de proteínas.

Falta de proteínas

Quando o corpo não recebe diariamente as proteínas do que necessita, busca em seus próprios tecidos, o que provoca uma perda de massa muscular.

Te fatigas antes, física e mentalmente.

O sistema imunológico é posta em causa, e você é mais vulnerável a infecções.
Reduz-Se a capacidade de eliminar resíduos, caso os radicais livres, causadores do envelhecimento.
Os processos metabólicos se tornam mais lentos.

Excesso de proteínas

O excesso de proteínas é queimado nas células para produzir energia. Mas ao contrário dos hidratos de carbono, a sua combustão é mais complexa e produz resíduos metabólicos, como o amoníaco, que são tóxicos para o organismo.

Sobrecargas de trabalho ao fígado e aos rins, com o risco de que apareçam problemas em ambos.
Pode provocar uma descalcificação óssea, que acabe com uma osteoporose.

O estômago segrega uma quantidade excessiva de ácido.
Pode sufrirse desidratação devido a uma excessiva perda de líquidos.

Aumenta o calor corporal.

O organismo sofre um envelhecimento prematuro.
Pode dar origem a diversas doenças do fígado, artérias e articulações, e câncer de cólon.
O hálito deixa de ser precisamente fresco e agradável, e adquire um odor semelhante ao do amoníaco.

E, a longo prazo, causa cansaço e deterioração.
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